quarta-feira, 30 de maio de 2007

Enfim,... o Blog

Estive visitando alguns sítios e blogs que foram sugeridos pela professora Suzana Gutierrez. Eles realmente são ambientes muito diversificados, com diferentes objetivos e finalidades. Procurei explorar um pouquinho de cada um que consegui acessar naquele dia e pude perceber que, perante tantas formas e apresentações de blogs encontradas através da atividade desta esta oficina, o uso de blogs na educação pode representar um meio pelo qual alunos e professores interagem com o conhecimento, usufruindo dos recursos oferecidos por este aplicativo. Como uma de minhas colegas afirmou “...São tantas novidades que encontramos quando navegamos na Internet, quando visitamos os blogs, que temos a impressão de estarmos realizando uma viagem pelo conhecimento, viagem esta que abre portas para o mundo. A cada nova porta aberta com um simples clique do mouse num link, descobrimos outras portas que vão se abrindo.”

Este é um aplicativo tecnológico que pode colaborar muito na nova função que o educador tem diante da inserção da tecnologia no cotidiano de seus alunos, onde pode orientar na construção do conhecimento através de pesquisas on-line, saindo assim das fronteiras de sua sala de aula e entrando num mundo virtual que não deve ser visto como seu rival, e sim, como seu aliado. Hoje a internet está presente em todos os ambientes e no cotidiano de todos e é possível, através dela, ampliar o conhecimento e a aprendizagem constantemente.

Ao conhecer o quemfaz temos um espaço onde os educadores divulgam algumas de suas experiências com o uso da tecnologia na educação. O palavraaberta é um incentivo para quem quer trabalhar utilizando essa ferramenta, onde alunos divulgam seus relatos e poesias mostrando sua criatividade e sua visão do mundo. Ainda tem o blogosferamarli que aborda também a questão da Educação especial, em especial o down, que me chamou a atenção por eu estar, mais que nunca, ligada a esse assunto, e traz também diversos outros temas. Os blogs da professora Suzana, tanto o gutierrez.pro quanto o zapt dispensa comentários, é inovador, diferente de todos os demais no que tange a layout e aplicativos utilizados. Os temas todos são ligados à Tecnologia a favor da aprendizagem além de alguns textos de embasamento teórico, entretanto, em alguns momentos, achei a linguagem técnica um tanto complexa para uma “leiga” no assunto. Tem também o vidadeprofessor que parece uma sala de reuniões daquela que a gente tem na escola, onde esses educadoras expõem o que pensam e o que fazem pela educação. Já o blog da leonor_cordeiro é um pequeno paraíso, se parece com aqueles cadernos de recordações que fazíamos quando adolescentes, que não fizemos mais por não nos darmos o tempo, cheio de pensamentos, poesias e frases tocantes. E, finalmente, como professora de línguas, não poderia deixar de falar do leituraescola que é uma ferramenta para nos professores da área e que por isso já falei dele para algumas colegas.

Acessei também outros blogs porém não tive tempo de me ater a eles e explora-los ainda, mas pude perceber, nessa viagem pela blogosfera, que há recursos e aplicativos que ainda desconheço, como por exemplo o mural de recados da professora Suzana, a captura de slides do slideshare, que já assinei e estou tentando desvendar, a inserção de códigos de imagens para confirmar o envio de comentários e diferentes serviços de blogs utilizados, uma vez que só conhecia o blogger.com



3 comentários:

Iris disse...

Olá, Luciene

Finalmente! Tentei entrar em contato contigo por telefone, em função dos problemas com o blog colaborativo, mas teus dados no eproinfo estão desatualizados. O telefone que está em tua ficha cadastral retorna mensagem avisando que o número é inexistente. Por favor, atualiza teus dados por lá. Observa também o que pede a primeira atividade do seminário: leitura do texto, criação do blog, postagem da apresentação pessoal e divulgação nos comentários do blog da atividade 1. Faltou fazer alguma destas coisas? :)
Abra@os, Iris

Iris disse...

Olá, Luciene

Aatividade solicita que detalhes quais foram os espaços visitados e o que observaste. Só detalhaste um deles. Por favor, complementa tua atividade.
Abra@os, Iris

Su disse...

Oi Luciene

Editastes esta postagem hoje, 9/6, fora do prazo para realização desta atividade.

O bloglines guarda o registro anterior. Tua postagem original avaliava somente um dos blogs indicados.

Desculpe, mas estamos sendo rigorosas nesta avaliação, mantendo o mesmo critério para tod@s.

abraço!