quinta-feira, 31 de maio de 2007

Viajando pela Blogosfera


A rede mundial de informações (www) foi criada como forma de gerenciar documentos e veio a revolucionar a maneira como as pessoas acessam e trocam as informações. Nesse sentido os blogs ou weblogs se sobressaem sobre os sites devido a facilidade com que podem ser criados, editados e publicados sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados.
Conforme dados estatísticos, a quantidade weblogs passou de meio milhão, em 2002, para dez milhões até o final do ano de 2004. Em sua maioria o formato weblog vem sendo usado com finalidades pessoais, tais como diários, páginas temáticas, diários de pesquisas, alem de ambientes colaborativos e jornalísticos.
No sentido de proporcionar recursos para a educação, o que pouco tem se observado no Brasil, este seria um aplicativo muito rico para uso didático,uma vez que permite o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, possibilitando o retorno à própria produção, à reflexão crítica e a re-interpretação de conceitos e práticas, sendo que professores e parceiros podem retroagir sobre seu trabalho, revendo etapas e processos, tomando consciência de sua prática.Esse recurso, o blog, utilizado com recurso didático, contribui para a reflexão sobre novos papéis dos professores no processo educativo

Nenhum comentário: