sábado, 16 de junho de 2007

Visitando os blogs colaborativos


Numa visita aos blogs colaborativos pude descobrir muita coisa hiper interessante, ferramentas e aplicativos que há muito tinha curiosidade em saber como era possível utilizar. Durante essa visita observei que:

ORKUT: O trabalho está muito bem elaborado, principalmente ao colocar as vantagens e desvantagens do ORKUT, o que vem contribuir muito para o uso dessa ferramenta pelo professor. Usou um layout simples, com recursos como slidshare para o tutorial, enquetes e relógio. Ficou muito bem, embora um pouco cansativo com tanto texto (de qualidade).

DEL.ICIO.US: O grupo utilizou um outro site de blog, o blogblogs. Como sempre usei o blogger não sei exatamente o que foi inserido nas configurações e ferramentas do grupo, mas pude observar que a forma de fazer comentários e lê-los é bem mais gostosa que o blogger. Quanto ao conteúdo tive alguma dificuldade em compreende-lo.

BUBBLESCHARE: O blog tras uma boa descrição do que é esta ferramenta, de forma muito clara, pois o tutorial ficou excelente, além disso traz sugestões e exemplos de como utizá-lo em sala de aula, o layout é simples mas bem organizado.

FLOGS: Sempre tive dúvidas entre o que era flog e este trabalho me esclareceu muito bem. Traz um texto que explica bem a diferença entre blogs e flogs, o uso, traz um tutorial bom, teria apenas que ressaltar que seu visual talvez não o deixe tão atrativo quanto realmente é.

MAPAS ON-LINE: Este blog já tinha olhado com uma colega da área de geografia quando essa havia me perguntado se eu tinha algo diferente sobre como trabalhar geografia no labin. Ela, assim como eu, achamos o blog muito bom e não fica preso na questão da geografia, traz links que podem auxiliar o visitante a obter mais informações sobre o assunto. Possui diferentes ferramentas.

YOUTUBE: Seu conteúdo esta muito bem desenvolvido, apresenta um tutorial bem claro e objetivo, seu layout é simples e agradável. O blog mostra que o YOUTUBE não traz somente vídeos e imagens futeis, mostra também que o programa, assim como todos os analisados, pode contribuir para a educação.

FLICKR: Traz link para a ferramenta e os tutorias estão bem explicados, é agradávele cheio de recursos adicionados. Apresenta uma fundamentação teorica muito boa.

TOUFEE: É um trabalho com uma apresentação agradavél, simples, com links e tutorial bem claro. Não é cansativo, pois sua apresentação sintetizada o torna leve para o leitor. Utiliza poucos recursos adicionais do blogger.

THUMBACKS: O grupo realizou um bom trabalho, porém a apresentação do blog o torno pouco, atrativo, traz um tutorial do programa mas não fala de como utiliza-lo em sala de aula, parece não estar concluido.


Nenhum comentário: